Muitas pessoas acreditam que o HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) é um programa de exercícios apenas para homens. Mas é importante destacar que esse tipo de treinamento é perfeitamente apropriado também para mulheres.
O HIIT foi projetado para aumentar os níveis de condicionamento físico e queimar calorias em um curto período de tempo. Isso significa que se adapta perfeitamente à vida ocupada de mulheres modernas, que geralmente não têm muito tempo livre para ir à academia. Estudos mostraram que esse tipo de programa pode reviver o metabolismo da mulher desde a primeira sessão.
Além disso, quando realizado apropriadamente, o HIIT tem vários benefícios, como melhorar a resistência aeróbica, tonificar os músculos e aliviar o estresse. A configuração desses exercícios também significa que é possível escolher grupos musculares específicos para se concentrar na zona abdominal, superior das pernas e tronco; por exemplo. Por sua vez, isso significa que as mulheres conseguem configurar as sessões para atingir objetivos específicos de beleza ou fitness.
Embora possam ser energéticos e desafiadores, os exercícios HIIT também podem ser realizados a uma frequência adequada às necessidades do praticante. Para alguns, isso pode significar uma sessão rápida quinzenalmente; enquanto outra pessoa pode encontrar benefícios em serviços mais frequentes para trabalhar em todos os aspectos do condicionamento físico e saúde geral.
Em suma, o HIIT é totalmente recomendado para mulheres. Se você quer mudanças rápidas no seu corpo e ter mais energia na sua rotina diária, não hesite em experimentar esses exercícios!
A disseminação da atividade física e do exercício ganhou muito impulso nos últimos anos, isto principalmente devido aos estudos que demonstram os seus benefícios para a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Uma das formas mais modernas para se alcançar o nível desejado de saúde e condicionamento é o High Intensity Interval Training (HIIT). Mas será que as mulheres devem optar por este método de treino?
O HIIT envolve períodos curtos e intensos de esforço físico combinados com períodos mais leves. A carga torácica significativa destes exercícios ajuda a aumentar a queima de gordura, melhorar a resistência e fornecer um condicionamento ótimo. Apesar destas vantagens, muitas mulheres têm receio que o HIIT possa ser prejudicial para elas já que ele é tipicamente associado com as práticas traditionalmente masculinas.
No entanto, isto não tem que ser assim – o HIIT pode oferecer a mulheres saudáveis inúmeros benefícios. O treinamento de alta intensidade não precisa envolve grandes quantidades de pesos agigantados – podem ser variações circulares baseadas no trabalho cardiorespiratório que incluem atividades como saltar corda, correr, planar e etc. Além disso, existem várias maneiras pelas quais as mulheres podem aderir à rotina do HIIT sem correr um risco excessivo de lesão.
Sob vigilância adequada, profissionalmente aconselhada e adequadamente administrada, pode-se equiparar o treinamento do HIIT às rotinas convencionais de exercício com pesos, garantindo benefícios físicos e mentais ideais para mulheres saudáveis de todas as idades. Os resultados esperados inicialmente podem variar em função da idade e características físicas individuais, mas além da perda de peso significativa, há outros fatores benéficos associados ao programa HIIT. O treinamento ativo desempenha um importante papel na regulação hormonal feminina, prevenção da osteoporose e melhora da taxa metabólica basal.
Portanto, o HIIT não é apenas para homens em busca da perfeição muscular – pelo contrário! É uma forma simples mas eficaz de manter tanto homens quanto mulheres em forma durante anos!